Mensagens : 15 Data de inscrição : 03/10/2009 Idade : 47 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: AMD anuncia iniciativa Open Physics Qui Out 08, 2009 5:19 am
A AMD anunciou oficialmente uma iniciativa para a expansão do uso de física em jogos usando a engine open source Bullet.
A NVIDIA tem usado o PhysX como ferramenta de marketing desde 2008, tornando-a proprietária. Basicamente, se quer PhysX compre uma GPU NVIDIA. Como efeito disto a API nunca conseguiu conquistar grande aceitação pelos desenvolvedores de jogos, aparecendo em poucos jogos que mal enchem uma mão. A recente decisão da NVIDIA em desabilitar o PhysX quando a GPU NVIDIA é usada em conjunto com uma ATI Radeon piorou ainda mais a situação entre os desenvolvedores e gamers, que compraram uma GPU NVIDIA básica apenas para o processamento do PhysX. Desenvolvedores tem falado sobre a necessidade de uma engine de código aberto para processamento de física que possa ser executada em qualquer GPU, o que tornará ampla a adoção do uso de física avançada em jogos.
Isso é o que a AMD tenta fazer - apoiando padrões da indústria como OpenCL, DirectX e Bullet Physics - permitindo não somente a AMD e NVIDIA, mas qualquer plataforma de hardware, como consoles, a usar física avançada em tempo real.
Bullet Physics da Pixelux é a terceira API de física mais popular, atrás de PhysX e Havok. Ainda precisamos ver como o Bullet se compara ao PhysX e Havok em termos de recursos - inicialmente o Bullet é a biblioteca preferida para efeitos especiais em filmes. Portanto, uma iniciativa como esta pode finalmente trazer física e simulação de alto nível para o mercado de entrada - independente do hardware usado já que isso pode encorajar os desenvolvedores - eles estão certos que todo gamer experimentará efeitos de física.
A Pixelux realmente arrebenta em efeitos moleculares, e quem os usa é nada mais nada menos do que a grandiosa Lucas Arts.
Confiram alguns vídeos:
Temos que torcer para que tal idéia se torne realidade e possamos realmente desfrutar de boa física nos games sem se preocupar se nosso hardware vai suportar ou não.
Abraços ProjectV8
aero
Mensagens : 28 Data de inscrição : 09/10/2009 Idade : 39 Localização : Rio de Janeiro, RJ
Assunto: Re: AMD anuncia iniciativa Open Physics Sex Out 09, 2009 3:10 pm
Que a Bullet é uma boa opção não há dúvidas, mas ainda assim me decidi a pegar uma VGA Nvidia no futuro. A AMD parece que demora muito pra correr atrás do prejuízo e, por mais que poucos jogos divulguem excessivamente utilizar o Physx, como é o caso do Batman e do Mirror's Edge, muitos também o utilizam de forma mais "anônima" e discreta, como é o caso do Velvet Assassin, do Wolverine, Prince of Persia, Trine, Brothers in Arms HH e alguns outros títulos. Outra desvantagem da ATI são constantes problemas com drivers na época de lançamento dos jogos. Até hoje não consigo fazer com que meu Guitar Hero World Tour rode sem lag. Por essa e por outras jogadas sujas da Nvidia é que acho que o cenário não vai mudar tão cedo. Já não consigo mais pensar nos mocinhos e vou acabar mesmo patrocinando ainda mais os bandidos do cenário atual das GPUs.
Ruym
Mensagens : 46 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 38 Localização : BH Minas!
Assunto: Re: AMD anuncia iniciativa Open Physics Sex Out 09, 2009 3:11 pm