Os dois primeiros games da série Red Faction foram brandamente obscuros ao público, mas arrancaram elogios da imprensa especializada – Sobretudo por causa da sua interação com o ambiente e incontáveis objetos destrutíveis. Sete anos depois de seu último lançamento, a saga retorna aos consoles de 7ª geração e PCs com a mesma premissa, porém em um grau sem precedentes. A ação é em open-world, e o jogador pode passear em Marte – O cenário do jogo – como quiser, mas isso muitas vezes é uma míngua devido à discrepância entre os veículos disponíveis – A maioria lerdos e difíceis de encontrar, pois os desertos marcianos são quase vazios – e o mapa imenso. As missões principais são escassas e sustentadas pelas sidemissions, uma vez que é obrigatório completar algumas dessas híper-repetitivas para diminuir a barra de “controle” da facção oposta em uma das 6 áreas de Marte e eventualmente destravar novos objetivos.
Dando contexto ao que escrevi, a história: O protagonista (sem graça, aliás) Alec Mason busca um trabalho honesto em marte, que na utopia de Red Faction é um gigantesco campo de mineração capitaneado pelos megaempresários sacanas da Terra. Quando chega lá, seu irmão Dan é assassinado pelo grupo opressor EDF (a facção oposta) e Mason se une aos rebeldes que dão nome ao jogo para combatê-los. Logo no início, o jogador é apresentado ao seu melhor amigo: O Sledgehammer, um martelo que desencadeia as maravilhas da engine GeoMod, usada no jogo. Com ele – E posteriormente com outras armas interessantes – é possível desmoronar qualquer prédio ou construção do mapa, de bases militares a monumentos. Basta dar umas pancadas aqui, instalar umas bombas ali e assistir o incrível desmoronamento. Vale também arrumar uns carros e esmagar as paredes do local, e até mesmo usar um dos três robôs “Walker” para desferir uma destruição colossal. Obviamente, os EDF não deixam-nos simplesmente arrebentar sua arquitetura. Os inimigos são irritantes, pois aparecem de todos os lados e não param de chamar reforços nem mesmo quando você já tombou todos os prédios da área – Isso, aliás, torna o sistema de cobertura (nada diferente do que vimos em “Uncharted” e “Gears of War”) inútil diante dos soldados que adoram flanquear o jogador aparecendo pela direção oposta. Felizmente Alec Mason também pode chamar reforços dependendo da “Moral” da sua equipe – O que pode ser aumentado destruindo propaganda e completando sidemissions. O jogo dura umas 10 horas, e se você for perseverante para completar todas as repetitivas sidemissions em prol dos upgrades, acrescente mais umas 5. O multiplayer offline (o único que testei por causa do meu Xbox destravado) é um dos mais divertidos que já joguei, com destaque absoluto para a possibilidade de disputar por quem destrói mais prédios. A dublagem do jogo é medíocre, e a trilha sonora é inexpressiva. Os gráficos, no outro lado, não apenas fazem cair o queixo com o sistema de destruição, mas também apresentam ambientes e veículos variados.
Red Faction Guerrilla já vale a compra pelo seu sistema de destruição sem precedentes, que é um dos aspectos mais divertidos que encontrei em um game no tempo recente – Ignorando o som e narrativa fracos, que não interferem na experiência geral
Gráficos 9,0 Som 6,5 Gameplay 10 Controles 8,5 História 6,5
Mais sobre Red Faction Guerrilla
Desenvolvedor: Volition, Inc.
Distribuidor/Publisher: THQ
Data de lançamento: 02/06/09 (PS3 & X360 US) 05/06/09 (PS3 & X360 EU) 25/08/09 (PC)
Plataforma(s): PS3/X360/PC
Gênero: Ação/Aventura Sandbox
Multiplayer? 2-4 Players
Outras notas:
IGN.com: 8.0 (US)
Gamespot: 8.5
GameInformer: 9.0
GameTrailers: 7.9
Eurogamer: 7
Requerimentos
Minimum:
* OS: Windows XP / Vista
* CPU: 2.0 GHz Dual-Core Processor (Intel Core 2 Duo or AMD Athlon X2)
* Memory: 1 GB RAM / 15 GB of Hard Drive space
* Video Card: 128 MB 3D Video Card w/Shader Model 3.0 Support (Nvidia GeForce 7600/ATI Radeon X1300)
Recommended:
* OS: Windows Vista
for DirectX
10
* CPU: 3.2 GHz Dual-Core Processor (Intel Core 2 Duo or AMD Athlon X2)
* Memory: 2 GB RAM / 15 GB of Hard Drive space
* Video Card: 256 MB 3D Video Card w/Shader Model 3.0 Support (Nvidia GeForce 8800/ATI Radeon HD3850)